Matérias

GOT – 8X3: O que dizemos à morte? (com spoilers)

Rei da Noite na Batalha de Winterfell (8x3)
Que episódio!!! (com spoilers)

Acaba de ir ao ar o terceiro episódio da oitava temporada de Game of Thrones e podemos dizer que estamos sem ar. Foram 7 meses de edição, 4.750 pessoas nas filmagens e 1:22m de duração.

Produtores e diretores já haviam falado sobre a grandeza do mesmo, especialmente pelo fato de ele transmitir a maior batalha do audiovisual já produzida, bem como pelas fortes emoções que a Batalha de Winterfell iria proporcionar.

Logo no início do episódio vemos que o exército dos Caminhantes Brancos não está para brincadeira e, se não fosse por Melisandre (Carice van Houten), o Norte e seus aliados não teriam durado cinco minutos.

Como imaginávamos o episódio teve muitas mortes, com destaque para a da jovem Lyanna Mormont (Bella Ramsey), Theon Greyjoy (Alfie Owen-Allen) Sor Jorah Mormont (Ian Glen) e obviamente do Rei da Noite (isso mesmo!! o Rei dos Mortos sucumbiu no terceiro episódio).

Melisandre fez toda a diferença, como mencionado. A sacerdotisa acendeu o fosso que protegia Wintefell e fez com que Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) conseguisse visualizar de cima a batalha, podendo agir com seu dragão.

O episódio em si foi marcado por altos e baixos, começando pela qualidade das imagens em vários e importantes momentos. Por ser uma batalha a noite, muitas vezes tivemos dificuldades em enxergar a sequência, apresentando imagens foscas especialmente. Nos momentos que conseguimos enxergar foi um deleite ver Jon Snow (Kit Harington) e a Mãe dos Dragões cortando o céu, especialmente ficando evidente o contraste entre gelo e fogo.

A morte de Lyanna Mormont foi digna. A pequena lady foi valente e mesmo morrendo conseguiu matar um dos mortos mais vorazes. Com a morte de Sor Jorah – defendendo sua amada Dany – a Casa Mormont fica extinta (pelo menos ao que parece). Nesta sequência pudemos ver o sofrimento de Daeneryes, pouco visto ao longo das temporadas.

Várias teorias indicavam que Sor Brienne de Tarth (Gwendoline Christie) poderia morrer e até as redes sociais já lamentavam o fato. Podemos dizer que ela e Jaime Lannister (Nikolaj Coster Waldau) resistiram, porém, muitas vezes pareceram meio perdidos. Vale mencionar que esta reação deles (e de muitos) foi compreensível, frente ao ataque brutal dos mortos.

Bran (Isaac Hempstead-Wright) manteve o ar de mistério o episódio todo e, teve tempo de dar a redenção a Theon, que diga-se de passagem defendeu bravamente o jovem Stark. Theon foi morto dignamente pelo Rei da Noite, parecendo saber e aceitar seu destino.

Sansa (Sophie Turner), Tyron Lannister (Peter Dinklage), Lord Varys (Conleth Hill) permaneceram na cripta e, a teoria que o Rei da Noite guardava uma arma em Wintefell se concretizou em partes, já que alguns mortos se levantaram e assustaram os que ali se escondiam. (Não sei vocês, mas no fundo esperava que Ned Stark aparecesse).

Beric Dondarrion (Richard Dormer) e Edd Doloroso (Ben Crompton) também morrem.

Melisandre reencontrou Arya (Maisie Williams) e juntas tiveram um breve e decisivo momento, onde a sacerdotisa refez a pergunta para a jovem Stark: O que dizemos à morte?

Isto fez com que Arya relembrasse a frase dita por seu mestre – Syrio Forel (Miltos Yerolemou) – e saísse apressada. Melisandre ainda disse para a jovem que ela tinha dito no passado que ela materia pessoas de olhos castanhos, verdes e azuis, fazendo com que Arya saísse apressada.

Para nossa surpresa (ainda bem) Arya surpreendeu e matou o Rei da Noite no momento em que este tentava matar Bran, numa cena linda que fez com que nosso coração acelerasse e vibrássemos como há tempos não fazíamos (sim, gritamos!), relembrando-nos por que esta é a maior série já produzida. (Esse olho azul merecia ser morto!)

Quando Arya mata o Rei, todo seu exército vira gelo.

Melisandre morre, aparentemente resultado de um sacrifício.

Arya merecia esta importância, por tudo que passou, pelos intensos treinamentos e por seu amadurecimento.

O episódio 8×4 vai ao ar no próximo domingo (05/05) e terá 1:18m de duração.

O teaser (veja abaixo) anuncia que o novo desafio se encontra em Westeros.

O que será que Cersei (Lena Headley) prepara para seu oponentes?

Vamos nos recuperar!

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 619 outros assinantes

Movie Aholic no Instagram

Quer aprender a programar?