Dicas Movie Aholic Matérias

Dia Mundial do Rock: 15 produções imperdíveis aos fãs do gênero

15 FILMES PARA VOCÊ VER NO MÊS DO ROCK!
15 FILMES PARA VOCÊ VER NO MÊS DO ROCK!

O dia 13 de julho é conhecido como Dia Mundial do Rock. A data celebra anualmente o rock e foi escolhida em homenagem ao Live Aid. Julho passou a ser considerado o mês do rock e, para entrar no clima, separamos  15 produções sobre o gênero, que nos fará querer sair, montar uma banda e viver entre “Drogas, sexo e rock n’ roll”.

15° – The Runaways – Garotas do Rock

The Runaways é um drama de 2010 que conta a história da banda de rock da década de 1970 de mesmo nome. O roteiro foi adaptado do livro Neon Angel: A Memoir of a Runaway, escrito pela vocalista original da banda Cherie Currie. Com Michael Shannon (O Homem de Aço), Kristen Stewart (Saga Crepúsculo) e Dakota Fanning (Coraline e o Mundo Secreto).

14° – Elvis: O Início de uma Lenda

Quatro horas dramáticas sobre a vida do mito Elvis Presley, sua elétrica e tumultuada história – do humilde começo até a sua meteórica ascensão à fama. Uma viagem cronológica com detalhes pessoais que o tornaram uma estrela, seu reinado como o rei do rock and roll e a sua devastadora decadência devido às drogas e aos excessos da fama. O filme traz gravações reais de alguns dos maiores hits de Elvis Presley, em sua trilha sonora. A Universal lança o DVD do Rei do Rock n´Roll – Elvis – O Início de Uma Lenda – com a biografia de um dos personagens da história da música, mais imitados e idolatrados que já existiram.

13° – Velvet Goldmine

1971 o mundo assiste à explosão do Glam Rock, desafiando a sinceridade e machismo da flower generation com glitter e sons selvagens – provocando e chocando o mundo. No centro do movimento está Brian Slade, músico que transformou o comportamento e o gosto dos roqueiros da época levando inúmeros adolescentes – garotos e garotas – a pintas as unhas, usar batom e explorar a sexualidade. Incapaz de sobreviver à persona que criou, Brian forja a própria morte. em 1984, Athur, um jornalista inglês, que vive em Nova Iorque, inicia uma reportagem sobre o crescimento e queda de Brian Slade. A partir das entrevistas de Arthur, o roteiro evoca a carreira de David Bowie e seu envolvimento com Lou Reed e Iggy Pop (inspiradores do Personagem Curt Wild). Para os fãs de David Bowie, não faltam referências a Ziggy Stardust e Aladdin Sane.

12° – Quanto Mais Idiota Melhor

Wayne’s World é um filme americano de comédia, gravado em 1992 e estrelado pelos comediantes Mike Myers, como Wayne Campbell, e Dana Carvey, como Garth Algar. A cena com a musica “Bohemian rhapsody” é sem duvida o ponto alto do filme.

11° –  Vinyl (Série)

Apesar de não ser um filme, Vinyl não poderia estar fora desta lista. A série é uma produção rica em detalhes do auge do rock na década de 70. De Martin Scorsese, Mick Jagger  e Terence Winter, a série é uma viagem através do mercado musical regado a sexo e drogas durante o nascimento do punk, da era disco e do hip-hop.

10° – Rock Star

Rock Star é estrelado por Mark Wahlberg em 2001 , e conta a história de um fã de heavy metal em pleno anos 80, que tem a chance de entrar para a banda da qual é o maior fã, os Steel Dragons. A banda se vê obrigada a trocar o vocalista e em Chris Coles (Mark Wahlberg), um grande potencial. O engraçado e contraditório é que Mark Wahlberg foi rapper nos anos 90, conhecido Marky Mark. O filme vale a pena pois retrata bem a vida e as loucuras de um rock star.

9° – The Wonders – O Sonho Não Acabou

That Thing You Do! Filme escrito e dirigido por Tom Hanks de 1996, o filme se passa em 1964, em meio a invasão dos Beatles a América. Ao mesmo tempo surge na Pensilvânia os Oneders, que mais tarde seria rebatizado por seu empresário de Wonders. O filme gira em torno de um jovem e improvisado baterista fã de jazz, que imprime uma batida mais ritmada, e para surpresas de todos acaba ajudando a levar a banda para o topo das paradas.

8° – Escola de Rock

Escola de Rock de 2003 é uma divertida comédia com Jack Black. Dewey Finn (Black), é um musico fracassado que é expulso de sua própria banda e substituído, cheio de contas e sem trabalho ele se passa por professor substituto de musica. Mas ao contrario do que poderia se esperar ele se torna exemplo para a turma, e mesmo com toda disciplina da escola ele inscreve a turma para um concurso de bandas de rock.

7° – Quase Famosos

Um filme Cult para quem procura saber um pouco da história do rock, afinal o filme é quase uma biografia, o diretor Cameron Crowe ainda adolescente escreveu para a revista Rolling Stone e acompanhou só uma tal banda “Led Zeppelin”. Assim como o personagem do filme acompanha as loucuras da turnê da banda Stillwater e acaba se apaixonando pela “namorada” do vocalista. A trilha sonora do filme é fantástica e o tema do filme fica com Elton John e a musica Tiny Dancer.

6° – Cazuza: O Tempo Não Para

Cazuza: O Tempo não Para é um filme brasileiro de 2004. É a biografia do cantor e compositor Cazuza e seu drama com o vírus HIV. O filme é dirigido por Sandra Werneck e Walter Carvalho e tem Daniel de Oliveira como Cazuza, a semelhança entres eles chega a ser assustador ao ponto de trocar algumas imagens de show reais do Barão Vermelho no rock n’ Rio de 1985 por cenas de estúdio e não notarmos.

5° – Bohemian Rhapsody

Bohemian Rhapsody é uma celebração exuberante do Queen, sua música e seu extraordinário cantor principal Freddie Mercury, que desafiou estereótipos e quebrou convenções para se tornar um dos artistas mais amados do planeta. O filme mostra o sucesso meteórico da banda através de suas canções icônicas e som revolucionário, a quase implosão quando o estilo de vida de Mercury sai do controle e o reencontro triunfal na véspera do Live Aid, onde Mercury, agora enfrentando uma doença fatal, comanda a banda em uma das maiores apresentações da história do rock. Durante esse processo, foi consolidado o legado da banda que sempre foi mais como uma família, e que continua a inspirar desajustados, sonhadores e amantes de música até os dias de hoje.

4° – A Fera do Rock

Sua arrogância, talento e um vida nada convencional, fizeram de Jerry Lee Lewis um musico a frente de seu tempo, e também lhe rendeu muitas dores de cabeça certamente. Musico fantástico, chegou a bater de frente com Elvis Presley na década de 50. A Fera do Rock (Great Balls of Fire) é um filme autobiográfico norte-americano de 1989, dirigido por Jim McBride e estrelado por Dennis Quaid no papel de Jerry Lee Lewis.

3° – The Doors – O Filme

The Doors é um filme de 1991 sobre Jim Morrison e os The Doors. Foi realizado por Oliver Stone, e teve Val Kilmer no papel de Morrison, Meg Ryan como Pamela Courson, Kyle MacLachlan como Ray Manzarek. Esse foi sem duvidas o primeiro filme de biografia em que o ator tem uma semelhança assustadora com o cantor. Devo dizer que como um grande fã do The Doors Val Kilmer está impecável no papel de Jim Morrison.

2° – Tommy do The Who

Tommy é um filme musical baseado na “ópera rock” lançada em 1969 pelo The Who. Foi dirigido por Ken Russell e apresenta um elenco de estrelas da música como Tina Turner e Elton John, incluindo os próprios integrantes da banda. Tommy é a biografia fictícia de Tommy Walker. O pai de Tommy foi considerado perdido em batalha durante a Primeira Guerra Mundial, mas retorna inesperadamente em 1921 e o amante de sua esposa, o mata, enquanto Tommy, então com sete anos de idade, presencia tudo através de um espelho.

1° – Pink Floyd The Wall

Pink Floyd The Wall é um filme produzido no ano de 1982 pelo diretor britânico Alan Parker, lançado pela MGM. O roteiro foi escrito pelo então vocalista e baixista da banda Pink Floyd, Roger Waters. Apesar de Waters ter cogitado ser o próprio protagonista do filme, foi escolhido o ator Bob Geldof.  The Wall é o décimo primeiro álbum de estúdio da banda britânica de rock Pink Floyd. Lançado como álbum duplo em 30 de novembro de 1979.

Guitarra – Rock

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 643 outros assinantes

Movie Aholic no Instagram

Quer aprender a programar?